Na última quarta-feira (19), a gestão do Cad Único do município de Baraúna participou de uma reunião organizada pela Gerencia da previdência social (INSS) de Cuité que atende todos os municípios da região. Com o objetivo de Repassar informações relacionadas às famílias que recebem o BPC. Estiveram presentes a Assistente social da previdência Social, Vanusa, gerente da previdência de Cuité, Geraldo e gestores do Programa Bolsa família da região.
O que é o BPC?
O BPC é um benefício da Assistência Social. Isso significa que o BPC é um direito dos cidadãos brasileiros que atendem aos critérios da Lei e que dele necessitam. O valor do BPC é de um salário mínimo, pago mensalmente às pessoas idosas e/ou com deficiência que não podem garantir a sua sobrevivência, por conta própria ou com o apoio da família.
Quem pode receber o BPC?
Podem receber o BPC as pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência. O benefício é destinado a idosos que não têm direito à previdência social e a pessoas com deficiência que não podem trabalhar e levar uma vida independente. A renda familiar nos dois casos deve ser inferior a ¼ do salário mínimo.
Como saber se você tem direito ao BPC?
Idosos – Você precisa comprovar que tem 65 anos ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário e que a renda familiar é inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa. Pessoas com deficiência – Você deve comprovar que a renda da sua família é inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa e que não recebe nenhum benefício previdenciário. Deve comprovar, também, a sua deficiência e o nível de incapacidade por meio de avaliação do Serviço de Perícia Médica do INSS.