O Secretário de Educação do Município José Santos e a coordenadora Ery Lima, participaram em João Pessoa do lançamento Portal e Programa de Desenvolvimento Profissional do Soma.
Lançado na terça-feira (15) o Portal do Programa Soma (Pacto pela Aprendizagem na Paraíba) e o Programa de Desenvolvimento Profissional. O portal faz parte do pacto pela aprendizagem que o governo do Estado lançou em parceria com os municípios. No total, de acordo com o governador Ricardo Coutinho, “aderiram a este programa 219 municípios”.
Na última semana foi aplicada uma prova inicial para saber o nível das crianças das redes municipais em cada município que aderiu ao programa. O aprendizado deve ser acompanhado ano a ano. Segundo o governador Ricardo Coutinho, “queremos que ao final de 2020 a gente tenha toda criança até o 3º ano do Ensino Fundamental devidamente alfabetizada, letrada e com noções de matemática”. Um dos principais objetivos do programa, ainda segundo o governador, é acabar com a defasagem idade/série e fortalecer o sistema educacional no Estado.
De acordo com o secretário de Educação, Aléssio Trindade, O Soma se trata de “um programa de desenvolvimento educacional articulado entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Juiz de Fora que vai formar mais de 3.500 gestores escolares, coordenadores municipais e supervisores no estado da Paraíba para que eles aprendam a fazer a correta união pedagógica com os professores, que eles consigam aplicar a correta sequência didática para recuperação do conteúdo dos alunos e que eles consigam então fazer o projeto de intervenção pedagógica para que os alunos tenham uma recuperação da sua aprendizagem de Português e Matemática e uma melhor aprendizagem”.
O Soma tem como objetivo a superação dos desafios da alfabetização, do letramento e dos déficits de aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública da Paraíba. O Portal do Soma possibilitará aos sistemas estadual e municipais de educação o acesso à plataforma de desenvolvimento profissional, além dos indicadores educacionais de todos os municípios e dos resultados das avaliações formativas do Soma e instrumentos de avaliação e monitoramento.