A Secretaria de saúde do Município de Baraúna, vem a público para esclarecer sobre os casos de dengue.
O município tem feito as ações de acordo com o que é repassado pelo SUS em parceria com Estado e Ministério da saúde, em termos de prevenção.
Foi encaminhado ao Governo do Estado, em 14 de maio, ofício solicitando o UBV pesado (carro fumacê), ainda no início de maio deste ano, em caráter de urgência.
Na última semana o prefeito Manassés Dantas, viajou à capital, esteve na Secretaria de vigilância epidemiológica e meio ambiente, onde pessoalmente reforçou o pedido. Sexta-feira (25), a Secretária de saúde do município, Raiane Dantas, em contato direto com os responsáveis, informalmente foi acordado que o carro fumacê viria no início desta semana, porém, com o desabastecimento de combustíveis devido a greve dos caminhoneiros no país dificultou a chegada do carro que auxiliará com medidas paliativas.
Mediante o óbito do senhor Jucemar Marcolino Soares, 35 anos, declaramos que a morte está sendo investigada pela Secretaria da Saúde do Estado.
Pedimos a compreensão dos moradores, a dengue é uma doença previnivel, em nenhum momento a saúde do município foi omissa, desde que assumiu a pasta em 2017, a Secretaria de saúde vem realizando ações de prevenção.
Com relação aos casos notificados, a saúde do município tem prestado todos os atendimentos com acolhimento das demandas nas Unidades de Saúde, cumprindo assim o seu papel.
Atenciosamente, Raiane Naiara Oliveira Dantas
Secretária Municipal de Saúde