Novo Decreto adota medidas rígidas devido casos da Covid-19

Data da Notícia: 2 de junho, 2020
Última Modificação: 2 de junho, 2020
Autor:

DECRETO Nº 0020/2020, de 01 de junho de 2020.

  

DISPÕE SOBRE A ADOÇÃO DE NOVAS MEDIDAS TEMPORÁRIAS E EMERGENCIAS DE PREVENÇÃO DE CONTAGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19)       

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE BARAÚNA, ESTADO DA PARAÍBA, usando das atribuições legais conferidas pela Lei Orgânica Municipal, Constituições Federal e Estadual, bem como legislação pertinente:

 

 CONSIDERANDO que a Constituição Federal, em seu art. 6°, elenca a saúde como direito social fundamental, garantido mediante a implementação de políticas públicas que, dentre outros objetivos, visem à redução do risco de doença, conforme preceitua o art. 196 da Carta Magna;

 

CONSIDERANDO o que dispõe a Lei 13.979/2020, que elenca medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus;

 

CONSIDERANDO que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, que a contaminação com o coronavirus, causador da COVID-19, caracteriza pandemia;

 

CONSIDERANDO a evolução dos casos de COVID-19 em todo o Brasil, já existindo casos confirmados no Estado da Paraíba;

 

CONSIDERANDO que a Prefeitura Municipal de Baraúna publicou os Decretos n° 05/2020, 06/2020, 10/2020, 13/2020 e 17/2020 estabelecendo medidas preventivas quanto ao funcionamento das repartições públicas municipais e estabelecimentos privados até 31 de maio de 2020;

 

CONSIDERANDO que as medidas já impostas devem ser periodicamente reavaliadas, a fim de se aperfeiçoarem à realidade local, visando trazer o menor prejuízo possível ao bem comum;

 

CONSIDERANDO que compete aos municípios estabelecer normas de conduta para os estabelecimentos e eventos privados que estejam em seu domínio territorial, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal;

 

CONSIDERANDO o Decreto Estadual nº 40.242 de 16 de maio de 2020 que dispõe sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública direta e indireta, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pela COVID-19 (Novo Coronavírus), bem como sobre recomendações aos municípios e ao setor privado estadual.

 

DECRETA

 

  1. – Permanece suspenso o atendimento presencial, entre os 01 de junho à 07 de junho de 2020, em todas as repartições públicas municipais, salvo as Unidades Básicas de Saúde sede da Estratégia Saúde da Família, inclusive os Agentes Comunitários de Saúde, o CEVANS, inclusive os Agentes de Combate a Endemias, a Farmácia Básica, Central de Marcação, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador e Secretaria de Infraestrutura.

 

§ 1° – As Unidades Básicas de Saúde sede Estratégia Saúde da Família, inclusive os Agentes Comunitários de Saúde, os Agentes de Combate a Endemias, a Farmácia Básica, Central de Marcação, Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Saúde do Trabalhador. Deverão fazer triagem em relação aos atendimentos a serem realizados, evitando-se a concentração/aglomeração de pessoas em um mesmo espaço físico.

 

§ 2° – Nas demais repartições públicas, poderão ser realizados atendimentos presenciais em casos de urgência, sendo estes entendidos como aqueles cujo atendimento, após 01 de junho de 2020, ocasionará dano a direitos ou à integridade e segurança do cidadão.

 

§3º – No período de 01 de junho a 07 de junho a Secretaria de Assistência Social estará realizando atendimento somente pelo turno da manhã de 08hs as 12hs, previamente agendados e por telefone: (83) 3633 1070 e e-mail: sas.baraunapb@hotmail.com

 

§ 4° – Fica permitido aos secretários municipais exceto a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Saúde dispensar, no período destacado no caput deste artigo, outros servidores, que não os constantes deste decreto, de comparecerem ao local de trabalho, mediante portaria, a depender da avaliação acerca da necessidade de cada repartição, bem como determinar rodízio/plantão de servidores, a fim de se evitar aglomeração.

 

  1.  – Ficam mantidas as sessões de processos licitatórios já designadas entre os dias 01 de junho à 07 de junho de 2020, sendo, contudo, restringida a entrada na Sala da Comissão Permanente de Licitação aos servidores municipais e a apenas 1 (um) representante legal de cada empresa participante.

 

§ 1° – As sessões de processos licitatórios serão transmitidas ao vivo pela página oficial da Prefeitura Municipal de Baraúna.

 

§ 2° – Os participantes das sessões de processos licitatórios mencionadas no caput deste artigo deverão, obrigatoriamente, fazer uso de máscaras e processo de higienização das mãos, que serão disponibilizados quando da entrada no recinto.

 

§ 3° – Quando da marcação de novas sessões de procedimentos licitatórios, no período citado no caput, deverá ser priorizada a sua realização por meio eletrônico.

 

 Art. 3° – Ficam dispensados de comparecerem ao local de trabalho, no período de 01 de junho à 07 de junho de 2020, os servidores municipais que:

 

I – Forem pessoas com doença crônica que compõe o grupo de risco, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS/Brasil, de aumento de mortalidade pelo novo coronavirus (COVID-19), devidamente comprovada por atestado médico;

 

II – Estiverem gestantes;

 

III – tiverem idade igual ou superior a 60 anos.

 

  1.  – Durante o período de 01 de junho à 07 de junho de 2020, o atendimento ao cidadão será realizado por intermédio de telefone, e-mail e site da Prefeitura Municipal de Baraúna, bem como deverá ser disponibilizado aos servidores municipais, em todas as repartições públicas, produtos específicos de higienização.

 

  1.  – Fica cancelada a realização de eventos, palestras e seminários nas repartições públicas municipais entre os dias 01 de junho à 07 de junho de 2020.

 

  1.  – Permanece proibido entre o período de 01 de junho à 07 de junho de 2020, o banho e a aglomeração de pessoas em açudes e reservatórios d’água públicos localizados no município de Baraúna, recomendando-se, ainda, a mesma proibição àqueles que pertencem à esfera privada, sendo neste caso a responsabilidade do cumprimento deste artigo do proprietário dos açudes ou reservatórios.

 

  1.  – Permanece suspensa a abertura de academias, clubes, casas de festa, espetinhos, áreas de lazer e prática desportiva, bem como casas de jogos, bares, restaurantes e lanchonetes localizados no município de Baraúna entre os dias 01 de junho à 07 de junho de 2020, sendo os estabelecimentos de trailers de lanches, restaurantes e lanchonetes permitido o funcionamento em sistema de atendimento de pronta entrega e entrega domiciliar/delivery.

 

§ 1º Permanece suspensa a feira livre do Município de Baraúna.

  1. Os estabelecimentos não atingidos por este Decreto: supermercados, mercadinhos, farmácias, lotéricas, correspondentes bancários, padaria, açougues e Verdureiros, poderão abrir em horário comercial, devendo adotar as seguintes medidas, sob pena de revogação da autorização de funcionamento e imediata interdição.

I – Fica recomendado que os estabelecimentos citados neste artigo não permitam o acesso e a permanência no interior das suas dependências de pessoas que não estejam usando máscaras, que poderão ser de fabricação artesanal ou caseira;

II – Restringir o acesso de pessoas 05 (cinco por vez), ao interior dos estabelecimentos adotando para tanto o uso de senha ou qualquer outro meio eficaz para evitar aglomeração;

III – Intensificar as ações de limpeza;

VI – Ficam obrigados a fornecer máscaras para todos os seus empregados, prestadores de serviços, colaboradores e clientes, sendo vedada a permanência de qualquer pessoa no interior do estabelecimento, ou em filas para atendimentos formadas do lado de fora, sem a utilização de máscara;

V – Adotar preferencialmente, quando couber, o serviço de entrega a domicilio;

  1.  Fica determinada a obrigatoriedade da utilização de máscaras de proteção facial, em todos os espaços públicos, em transporte de pessoas em todo o território do município, ainda que produzida de forma artesanal ou caseira.

 

§1ª O descumprimento do disposto no caput deste artigo ensejará uma advertencia, onde havendo reisidencia do descumprimento haverá, aplicação de multa, no valor de R$ 100,00 (cem reais) por cada pessoa encontrada sem máscara no interior dos veículos de transporte de pessoas, sem prejuízo da apuração de ilícitos criminais, decorrentes de infração à medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal) e de desobediência (art. 330 do CódigoPenal).

 

  1. Fica determinado que os estabelecimentos públicos e privados que estejam em funcionamento em todo o território municipal não permitam o acesso e a permanência no interior das suas dependências de pessoas que não estejam usando máscaras de proteção facial, que poderão ser de fabricação artesanal ou caseira.

 

§ 1º O descumprimento do disposto no caput deste artigo ensejará uma advertencia, onde havendo reisidencia do descumprimento haverá, aplicação de multa de R$ 100,00 (cem reais) por cada pessoa encontrada sem máscara no interior dos estabelecimentos, sem prejuízo da apuração de ilícitos criminais, decorrentes de infração à medida sanitária preventiva (art. 268 do Código Penal) e de desobediência (art. 330 do Código Penal).

 

§ 2º Os recursos provenientes das multas aplicadas pordescumprimento das normas deste decreto serão destinados às medidas de combate ao novo coronavírus (COVID-19).

 

  1. -A todas as pessoas, cidadãos de Baraúna ou provenientes de outros municípios, devem utilizar mascaras de proteção para transitar nas vias publicas, devendo serem orientadas da importância do item, tanto pela população local quanto pelos órgãos de saúde e de segurança municipais.

 

  1.  – Permanece suspensa a realização de missas, cultos e outras cerimônias religiosas com a presença dos fieis entre os dias 01 de junho à 07 de junho de 2020, orientando as igrejas a realizarem suas celebrações com transmissão através das redes sociais, e com a presença de uma equipe de celebração mínima, como vem ocorrendo em todo o mundo.

 

  1.   – Fica determinado que no período da pandemia os corpos de óbitos suspeitos não de COVID – 19, sejam sepultados com a maior brevidade possível, a fim de evitar manuseio prolongado do corpo e aglomerações em torno do mesmo de acordo com o Procedimento Operacional Padrão (POP), feito pelo Comitê Municipal Gestor de Crise – COVID-19.

 

  1.  – Fica determinado que no período da pandemia os óbitos que ocorrerem no município de Baraúna não relacionados a COVID-19, deverão cumprir as determinações e procedimentos elencados no Procedimento Operacional Padrão (POP), feito pelo Comitê Municipal Gestor de Crise – COVID-19.

 

  1.  – A desobediência a este decreto acarretará em sanção de acordo com a legislação vigente, bem como configurará crime de desobediência, nos termos do que dispõe o Código Penal Brasileiro.

 

  1.  – Fica recomendado à população do município de Baraúna que evite aglomeração, ausentando-se de suas casas em situação de necessidade e pelo menor tempo possível, evitando-se contaminação.

 

  1.  Será publicado, até 08 de junho de 2020, novo decreto regulando a manutenção, o encerramento ou a ampliação das medidas preventivas constantes do presente instrumento normativo.
  2.  – Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

 

 

 

Baraúna 02 de junho de 2020.

 

MANASSÉS GOMES DANTAS

Prefeito

 

Acompanhe
nosso instagram
🏆✨ O maior evento esportivo da história de Baraúna foi um sucesso absoluto! ✨🏆

O 1º Motocross – Copa Paraíba trouxe muita adrenalina e emoção para nossa cidade, com dois dias de provas emocionantes. Pilotos de vários estados deram um show nas pistas e mais de 4 mil pessoas estiveram presentes, vibrando e torcendo! 🙌🏍️

#PrefeituraDeBaraúna #MotocrossBaraúna #CopaParaíba #Esporte #Adrenalina #Emoção

🏆✨ O maior evento esportivo da história de Baraúna foi um sucesso absoluto! ✨🏆

O 1º Motocross – Copa Paraíba trouxe muita adrenalina e emoção para nossa cidade, com dois dias de provas emocionantes. Pilotos de vários estados deram um show nas pistas e mais de 4 mil pessoas estiveram presentes, vibrando e torcendo! 🙌🏍️

#PrefeituraDeBaraúna #MotocrossBaraúna #CopaParaíba #Esporte #Adrenalina #Emoção
...

Queridos moradores de Baraúna.

É com imensa alegria e orgulho que anunciamos que nossa cidade alcançou as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF! Este marco significativo reflete o comprometimento de toda a nossa comunidade em garantir os direitos e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes.

Vamos seguir em frente, sempre buscando mais avanços e melhorias para nossa querida Baraúna.

Queridos moradores de Baraúna.

É com imensa alegria e orgulho que anunciamos que nossa cidade alcançou as metas estabelecidas pelo Selo UNICEF! Este marco significativo reflete o comprometimento de toda a nossa comunidade em garantir os direitos e o bem-estar de nossas crianças e adolescentes.

Vamos seguir em frente, sempre buscando mais avanços e melhorias para nossa querida Baraúna.
...

No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. No Brasil, especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo, aderiu ao movimento, e desde então a data tem se tornado mais popular no país a cada ano.
O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”. Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.

No dia 18 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Autista. A data foi celebrada inicialmente no ano de 2005, pela organização americana, Aspies for Freedom. No Brasil, especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas com autismo, aderiu ao movimento, e desde então a data tem se tornado mais popular no país a cada ano.
O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa dos meios de comunicação quanto ao autismo, e também da sociedade em geral, passando o autismo de “doença” para “diferença”. Assegurar que as pessoas com autismo não são doentes, mas sim que elas possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas, é a essência da comemoração.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado após os 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato.
...

🌽👑 O Concurso da Rainha do Milho está de volta! 👑🌽

Após 32 anos, com muito trabalho e empenho, conseguimos resgatar este importante concurso que marcou nossa história. Foram várias tentativas sem sucesso, mas este ano, graças ao esforço conjunto da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e da Secretaria de Educação, a Rainha do Milho renasce em grande estilo.

Vamos seguir trabalhando para que este concurso se torne um evento fixo nas festividades da Festa do Milho, recuperando a importância e a tradição que um dia já teve.

Parabenizamos a jovem Eduarda Jamilly pela sua vitória! 🎉🌾

🌽👑 O Concurso da Rainha do Milho está de volta! 👑🌽

Após 32 anos, com muito trabalho e empenho, conseguimos resgatar este importante concurso que marcou nossa história. Foram várias tentativas sem sucesso, mas este ano, graças ao esforço conjunto da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo e da Secretaria de Educação, a Rainha do Milho renasce em grande estilo.

Vamos seguir trabalhando para que este concurso se torne um evento fixo nas festividades da Festa do Milho, recuperando a importância e a tradição que um dia já teve.

Parabenizamos a jovem Eduarda Jamilly pela sua vitória! 🎉🌾
...