Neste domingo dia 10/07 foi realizado um resgate e escavação arqueológica realizada pelos alunos do LABAP da UEPB e pelo Professor Dr. Juvandi de Sousa, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em uma comunidade rural do município, com o intuito de resgate de fósseis e identificação das espécies que habitaram o município no período da Mega Fauna.
Baraúna desponta como um município com grande potencialidade paleontológica já tendo dois sítios pleistocênicos no município, um a conhecida Lagoa da Caraibeira que em 2006 foram achados fósseis, e outro que as escavações foram realizadas e encontrados fósseis de animais como Mastodonte um antigo parente do elefante de hoje.
Os estudos e escavações irão continuar e o material coletado irar para o LABAP, para estudos e assim que o município construa seu museu os materiais voltarão para seu município de origem.