Baraúna/PB, 18 de Janeiro de 2018

29/12/2017 - Redator(a): Ascom

Nota de esclarecimentos sobre a situação do senhor José


Foto/Imagem:

A Secretaria de Assistência social do Munícipio presta esclarecimentos sobre a situação do senhor José, (José do Pau).

Os órgãos de proteção e defesa, tão logo foram informados já há alguns dias, sobre a situação do mesmo, foram tomadas as providências cabíveis. No que tange aos procedimentos que nos compete enquanto Secretárias de assistência social, saúde, conselho do idoso e proteção social especial (CREAS), estamos nos articulando para garantir ao senhor José,  assistência médica cuidados e atenção no que se refere aos seus direitos sócio assistenciais. No que se refere ao atendimento médico o mesmo se negou que a equipe da ESF o levasse da sua residência para realização de atendimento, porém depois de muito diálogo junto a secretaria de assistência social e conselho do idoso, o mesmo permitiu que a equipe lhe atendesse em sua residência, contudo o senhor José ainda continua relutante em querer sair da sua casa para realização dos devidos procedimentos hospitalares, no qual o caso dele é de (INTERNAÇÃO).

No entanto estamos tentando um diálogo e já acionamos o MP, para estarmos respaldados da situação na qual se encontra, não podendo infringir a lei no que se refere a levar ele sobre força sem seu consentimento, bem como estamos no aguardo de retorno do promotor (a) de plantão, para que possamos assim ser autorizados judicialmente para que ele seja hospitalizado e posteriormente sejam realizados os devidos procedimentos que venham garantir assistência à sua saúde enquanto idoso e sujeito de direito.

Salientamos ainda que devido o recesso forense estamos a depender da promotoria de plantão e hoje, acredito ter em mãos, a autorização do MP para a devida internação e também, poder dar continuidade aos procedimentos para que o mesmo seja hospitalizado, como também iremos dar continuidade na busca de identificação da sua família e acesso a sua documentação civil.

Enquanto isso ele tem recebido diariamente a visita de enfermeira, o conselho do idoso já tomou as devidas providências com a forma legal de tentar solucionar esse problema, assim como as Secretarias de Assistência Social e Saúde do município, e a questão da higiene pessoal e de sua residência está sendo feita por duas pessoas, que se dispuseram a ajudar voluntariamente e que também já tentaram diversas vezes convence-lo a receber os devidos atendimentos  médicos, (no caso uma internação). Como também de alimenta-lo que por muitas vezes se recusou até de se alimentar.

Tudo já vinha sendo feito, sem ser preciso a exposição mediante rede social. Até porque a intenção é solucionar a situação do mesmo. Que na verdade, está precisando mesmo é ser internado na tentativa de reverter seu quadro de saúde. Onde infelizmente a resistência do Senhor José, tem dificultado muito o que poderia ter sido feito pra sanar sua situação ressaltando mais uma vez que todos procedimentos legais já estavam e continuam sendo feitos.

 

Austryanee Jerônimo dos Santos

Secretária de Assistência Social do Município